domingo, novembro 27, 2005

Sumário da Vintena

Vinte dias passaram e eu não «postei». Hélas!
Isto por causa de uma apresentação que tive de elaborar para Organogénese e Embriogénese Vegetal In Vitro. Nesta «poltrona», a professora dá-nos capítulos de livros e artigos de revistas científicas para ler, a partir dos quais temos de dar uma aula aos nossos colegas sobre um dado assunto. Ao meu grupo, calhou o tema de «Sementes Sintéticas»: embriões somáticos (ou outras estruturas vegetais) encapsulados numa matriz gelatinosa (e.g., alginato de sódio).
O trabalho é sobre o seu desenvolvimento e optimização para futura comercialização. Até é interessante. A minha parte da apresentação correu bem, mas a «aula» só vai ser concluída esta semana devido à falta de tempo.

Mais grave de que o tamanho da minha ausência da «blogosfera» é o facto de o meu blog ter completado 1 ano no passado dia 17 e eu não lhe ter soprado qualquer vela. Bem sei que ele está um pouco moribundo, mas ainda não esticou o pernil. O dia chegará.
[Só um pequeno aparte: o meu Muito Obrigado a todos aqueles que ao longo deste ano de algum modo contribuíram para este meu mini-projecto.
Agradeço a quem comentou: in situ (conhecido ou desconhecido), via e-mail ou oralmente e também a quem criticou construtivamente. Estou grato por «me» terem lido.
Aprendi bastantes coisas ao ter pesquisado informação para certos posts e acima de tudo, não deixei perecer a minha escrita, cujas curvas e recheios continuamente questiono e tento melhorar.]
Retomando a narrativa...
Naturalmente que algumas coisas que fiz nestas semanas terão de ficar pelos neurónios e não vão passar para o ecrã. Isto já é sabido.

Vou começar pela minha ida a Braga.
No passado dia 11, fui visitar a «augusta» cidade para participar no 2º dia de palestras das VII Jornadas de Biologia Aplicada. Este evento é todos os anos organizado pelos alunos finalistas do curso de Biologia Aplicada da Universidade do Minho e inclui uma série de conferências dadas por especialistas de várias áreas ligadas às ciências biológicas (desde a Oncologia até à Biotecnologia Vegetal), bem como a possibilidade de participar em vários workshops.

Como a Tzipporah - companheira «bloguista» e amiga do Citcat - é uma das organizadoras, havia particular interesse nestas Jornadas. Ela teve aliás a gentileza de receber um bando de estranhos tresloucados na casa dela e de lhes mostrar a Universidade. :)
Fiquei com pena de não ter ido no dia 10 porque o programa era (sob o meu ponto de vista) mais cativante, mas as aulas revelaram-se um grilho.
De qualquer das maneiras, gostei bastante. Algumas conferências não foram bem a minha cup of tea, sobretudo as mais viradas para a Ecologia, mas todas foram muito enriquecedoras.
Houve três que me chamaram a atenção; a primeira foi sobre a utilização de leveduras na biorremediação de corantes. Ou seja, usar certas estirpes de, e.g., Saccharomyces sp., que sejam capazes de metabolizar corantes azo para tratar efluentes industriais/têxteis antes que estes sejam despejados no meio ambiente, evitando assim que os rios fiquem como um arco-íris. A Doutora Patrícia Ramalho (U.Minho) está a optimizar as condições necessárias para estas degradações microbianas de corantes. Talvez num futuro próximo se possa aplicar esta tecnologia às ETARs. Seriam boas notícias.

Saccharomyces cerevisiae

A seguir tenho a destacar a do Dr. Mário Leitão (Escola de Mergulho Cavaleiros do Mar), um senhor de formação farmacêutica que se dedicou nos últimos anos à exploração subaquática do nosso mar, principalmente na zona costeira de Viana do Castelo.
No decorrer da apresentação, ele frisou várias vezes que em termos científicos não percebia nada de Biologia Marinha e que não ia «ensinar ao padre o Pai nosso». Disse aliás algo curioso e que me pôs a pensar: «Estou aqui a mostrar-vos esta biodiversidade marinha que conheço, mas da qual não sei falar
A conferência não me pareceu muito bem planeada, o discurso era desconexo, pouco articulado. Eram dezenas de fotografias de animais e plantas marinhos em sequência, com comentários improvisados.
Apesar disso, gostei. Não sei se foi a humildade grandiosa daquela frase que comoveu, se o infinito colorido dos slides que me relembrou a magia da vida dos oceanos. Algo me cativou.

Peixe-escorpião de Merlet


Foca barbuda

Nudibrânquio (molusco)


Por fim, agora numa vertente mais científica.
A última palestra das Jornadas, dada pelo Prof. Dr. Francisco Carrapiço (U.Lisboa), foi para mim a mais interessante, porque tocou num tema que acho dos mais fascinantes em Biologia: a origem e evolução da vida.
Todos sabemos que desde a grande pedrada no charco que foi a publicação de "A Origem das Espécies" (fez 146 anos neste dia 24) pelo naturalista britânico Charles Darwin, este assunto sofreu uma revolução.
Darwin, ao publicar a sua teoria sobre a selecção natural, veio contradizer o estabelecido por séculos de doutrina judaico-cristã: a imutabilidade das espécies. Com isto, abanou seriamente os alicerces de uma boa parte da sociedade e veio contribuir para a desmistificação de alguns dos preceitos patentes no Génesis; nos quais assentavam várias das teorias creacionista reinantes.

Charles Darwin em 1859
(atentem na imagem de marca: a excelsa calote)


Um dos baluartes da teoria Darwiniana é a selecção natural, ou por outras palavras, a «sobrevivência do mais apto». Ora isto parte do pressuposto de que os organismos (indivíduos) lutam entre si pelos recursos disponíveis; a competição é portanto o «motor» da evolução.
Por causa disto, hoje em dia, há cientistas que definem a teoria de Darwin como incompleta ou mesmo incorrecta. Estes homens de ciência defendem que um factor de extrema importância na evolução é, não a concorrência, mas a cooperação, a conjugação de esforços.
Como exemplo paradigmático temos a Teoria Endossimbiótica, hoje largamente aceite graças ao importante trabalho da bióloga norte-americana Lynn Margulis (curiosidade: foi casada com o astrónomo Carl Sagan). Convém referir também o nome de Constantin Merezhkowsky, biólogo russo que já em 1909 usava o conceito de simbiogénese, apontando para uma «origem dos organismos pela combinação ou associação de dois ou vários seres que entram em simbiose».
Uma simbiose é por definição uma associação de dois seres vivos diferentes com proveito mútuo.
Pensa-se que as actuais células eucarióticas (animais, plantas e fungos) terão evoluído a partir de sucessivas (endo)simbioses entre células procarióticas mais primitvas («bactérias»). Posteriormente, estas novas células agregaram-se para formar organismos multicelulares, ou seja, nós. Isto ocorreu naturalmente há vários milhões de anos.
Vários tipos de simbiose terão levado à formação: do núcleo (onde se encontra o material genético, o DNA), de organelos celulares como as mitocôndiras (essenciais para as nossas células obtenham a energia necessária para o seu funcionamento) e de cloroplastos (compartimentos existentes nas plantas e nas algas que lhes permitem ultilizar a luz solar para fabricar o seu próprio alimento).

Sob um certo ponto de vista, podemos afirmar que nós somos uma miscelânea, uma amalgama de bactérias, vírus, etc.
Curiosamente, os Darwinistas foram no séc. XIX enormes promotores da mudança de mentalidades e da abolição de dogmas instalados.
Paradoxalmente, há hoje alguns que se agarram ao dogma neo-Darwiniano com unhas e dentes e não parecem estar dispostos a ouvir estes novos argumentos da escola endossimbiótica. É triste constatar como o ser humano é sempre tão avesso à mudança, e contra mim falo, obviamente.
Concluindo, a palestra foi muito motivadora. Tive a oportunidade de perguntar ao Prof. Carrapiço a opinião dele sobre o que se está a passar neste momento nos States: o Pres. Bush declarou-se a favor do ensino nas escolas do «Design Inteligente», que é um neo-creacionismo, é uma teoria que tenta explicar como a «mão» de Deus guiou todo o curso da evolução. Convém também acrescentar que cerca de 50% (!) da população norte-americana acredita no creacionismo fixista da bíblia, cerca de 40% acredita numa espécie de Design Inteligente e que apenas 10% acredita na Evolução «pura e dura». Enfim, mais um dado a acrescentar à considerável lista que me faz ser «um pouco» desconfiado em relação àquele povo.

Falando agora de cinema, fui ver anteontem a «bomba» do momento : "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

Não li o livro, daí não poder opinar quanto à qualidade da adaptação.
Quanto ao filme em si, posso dizer que no geral gostei bastante, mesmo com a tradução de qualidade duvidosa: refere-se ao «Prof. Sprout» quando este é uma mulher e usa palavras como «bera» que para mim continua a ser um regionalismo lisboeta – isto é só um juízo, claro.
Apesar de ter apreciado mais da trama do filme anterior, esta também tem o seu interesse, se bem que uso sistemático por parte da autora dos sucessivos novos professores da «Defesa contra as Artes Negras» como peça pivot no desenrolar das estórias já começa a cansar um pouco.
De resto, as actuações dos três principais e jovens actores têm vindo a melhorar a olhos vistos e os efeitos especiais idem.

Quero só apontar mais um aspecto: a clara evolução dos filmes (e suponho que também dos livros) no sentido de um universo mais sombrio e violento, i.e., cortam-se mãos, assassinam-se pessoas, há medos e ameaças muito mais reais do que no já longínquo e «Disneyano» primeiro filme. Filmes para crianças muito pequenas?...Não sei.
Apesar desta mudança de tom, continua a haver as eternas lições de moral e ainda bem.


Mudando de assunto... Ontem, fui à festa de anos do FL. Ainda nos pusemos a ver o «Matrix Revolutions» para recordar uns quantos pormenores. Empanturrámo-nos todos com comida e depois fomos para o Vogue, estabelecimento de diversão nocturna, vulgo discoteca. (Sim, eu!, o puritano frígido!)
O ZP e eu fomos os primeiros a chegar. Estava lá um pequeno maralhal ansioso por entrar, nem que não fosse só para fugir do gelo petrificante que se sentia no exterior.
E não é que mal o ZP e eu nos aproximamos do passeio, o porteiro (estilo Mourinho) se vira para nós com um sorriso Aquafresh, afasta o resto das pessoas da frente, e diz: «Os senhores, p.f.... Desejam entrar?». Pausámos um pouco para contemplar o momento, com natural estupefacção seja dito, e lá entrámos, deixando para trás uns quantos personagens que nos lançaram uns olhares raivosos.
Incrível!, parecia uma daquelas situações «hollywoodescas».
Eu suponho que isto tenha acontecido por causa do ZP, já que eu não tinha a barba feita, e como toda a gente que me conhece pode constatar, a partir de um certo comprimento piloso eu fico com ar de arrumador, ou não tivesse já eu sido cumprimentado na rua por um fellow.
Esperámos um pouco pelos outros no hall e lá entrámos no saloon propriamente dito.
Nas duas horas seguintes, tentei ocasionalmente simular com o meu corpo qualquer coisa que se assemelhasse vagamente a uma dança, mas que ao mesmo tempo não me envergonhasse para a próxima década. Espero tê-lo conseguido. lol

Bem, vou regressar ao estudo pianístico, a ver se ainda treino um bocado de uma peça nova que comprei, o Concerto BWV973 de Bach. Aquilo originalmente é um concerto de violino de Vivaldi, mas Bach transcreveu-o para teclado: é o melhor de dois mundos, design italiano com construção alemã. :)
Ouçam um bocado e vejam se não é estupendo. Enjoy!

34 Comments:

At 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Reconheço que foi um parto difícil mas a beleza da criatura compensa o hiato.
Enfim, a veia literária apurada e a criatividade ao rubro são sempre ingredientes apelativos para visitar este "Blog". Sehr Gut!!!
E para quando um livro?

 
At 3:22 da tarde, Blogger Tzipporah said...

Sehr Gut, realmente...dá muito gosto ler os teus posts apesar de às vezes me sentir um pouco (bastante) inculta, mas lá está, leio e fico a aprender sempre qualquer coisa, por isso Parabéns ao blog e é claro ao autor.
Quanto ao Harry Potter realmente nada supera para mim (para já) o 3º livro, mas como não leste os livros os filmes são muito abreviados e então a falta de história é talvez mais notória. De qualquer forma o filme foi muito prazenteiro.
Muito fixe Bach, por acaso sempre gostei, cria-me é um pouco de nostalgia..tempos que já não voltam, em que tinha tempo e estava no círculo da música...
Já vi que não viste o Padrinho III :)

 
At 10:59 da tarde, Blogger TF said...

1ºComentário:
Vielen Dank, UP. :p
Quanto a um livro...para já não tenho essa ambição.

2ºComentário:
Obrigado pelos parabéns, mas como já disse...sem os leitores, o blog não teria sentido. :)
Ainda bem que gostaste do Bach/Vivaldi. Eu acho que tem bastante pica.
E lembra-te: está-se sempre a tempo para voltar para a música, basta que haja oportunidade e que a alma queira...nem que seja só uns instantes por dia. :)
Quanto ao «Padrinho», de facto esqueci-me. :(
Eu sou muito distraído, passa-me tudo ao lado. Quase nunca consigo fixar uma data/hora para ver TV. Digo sempre para mim que vou ver um dada coisa, mas depois acabo por me esquecer.
Enfim, lá terei que ir à Blockbuster. :/

 
At 6:33 da tarde, Blogger Tzipporah said...

O problema da música é que requer muito treino, dedicação e talento...ultimamente não tenho nenhum dos três logo...de qualquer forma o meu grau académico é muito baixo, mesmo assim sinto falta..ainda para mais agora na época de Natal que costumava ter o big concert de natal! :)
Noutro dia fui ao Blockbuster e pensei que fosse mais em conta tendo em cnta o n.º de filmes que têm...é que em Esposende é apenas 2€!

 
At 9:50 da manhã, Blogger Tzipporah said...

tendo em conta o que disse do big concert...era com cânticos e era big no sentido em que estou a falar da aldeia que é Esposende...(presunção à parte..lol)

 
At 3:06 da tarde, Blogger TF said...

Percebo o que queres dizer.
No 12º, eu saí do Conservatório porque estava exausto e não estava a dar conta do recado. Não sei se fiz mal em não ter regressado depois. De vez em quando, penso nisso.
De qualquer das maneiras, vou tocando em casa, todos os dias. Não progrido tanto como se lá estivesse, mas no geral ainda estou satisfeito com a «minha» música.
:)

 
At 1:48 da tarde, Blogger Tzipporah said...

:) o importante é teres a perseverança de continuar sozinho...e tendo um grau académico tão elevado vale mesmo a pena continuar...

 
At 9:22 da tarde, Blogger Uruk Riot said...

Desconhecia por completo este blog, encontrei-o num link do "http://amazingtriology.blogspot.com/". Fiquei deveras impressionado. Já muitas vezes o fizeram neste blog mas deixo aqui também os meus parabéns. E como também fiz parte da feliz organização das épicas VII Jornadas de Biologia Aplicada, é com muito gosto que tomei conhecimento do quanto te agradaram.
Um bem haja!

 
At 4:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hey,

I'm just browsing sites for the kids of Haiti.

I'm doing this for a non-profit haiti organization that gives their time to
creating oppurtunities for the children in haiti. If anyone here wants to help then then please do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide kids in Haiti a positive learning environment.

Please check it out, they're real.

Please help us

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

looking for the purpose ed drugs? [url=http://www.cahv.org]buy viagra online [/url]and enjoy sprung shipping at http://www.cahv.org . another good place to [url=http://www.kiosknews.org]buy viagra online[/url] is www.kiosknews.org .

 
At 3:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hi guys,

I know this might be a bit off topic but seeing that a bunch of you own websites, where would the best place be to host. Someone recommended I use [url=http://bit.ly/aTAtZb]Blue Host[//url] for $6.95 a month which seems like a great deal. Anyone here on www.blogger.com using them?

 
At 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
Hataccest

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

It's so easy to choose high quality [url=http://www.euroreplicawatches.com/]replica watches[/url] online: [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-rolex/]Rolex replica[/url], [url=http://www.euroreplicawatches.com/mens-swiss-watches-breitling/]Breitling replica[/url], Chanel replica or any other watch from the widest variety of models and brands.

 
At 2:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Good day!

I just wanted to say hi to everyone

Adios amigos

[URL=http://www.vpnclient.us][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

 
At 8:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dear friends,

My name is Adelina. I am a 22 years girl from Italy. I was looking for a free translation software and I found one.

Program's name is Babel Fish and iIt supports 75 languages. I installed it but I could not understand how to use it. I am not a computer expert. Can someone help me please on how to run this.

The link is here:

http://access.im/3/babelfish

I thank you very much for your help.

 
At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

check out the new free [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino games[/url] at the all new www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the web! enjoy our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and win money.
you can also check other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos[/url] and [url=http://www.bayareacorkboard.com/]poker room[/url] at this [url=http://www.buy-cheap-computers.info/]casino[/url] sites with 100's of [url=http://www.place-a-bet.net/]free casino games[/url]. for new gamblers you can visit this [url=http://www.2010-world-cup.info]online casino[/url].

 
At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

if you guys constraint to see [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia other of generic drugs.
you can tumescence into uncover drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] informant on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

 
At 5:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

You have to check http://www.EroticWebCams.net if you want to enjoy the best adult cams.

 
At 9:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://bejepewa.t35.com/news_718.html]casino secure online gambling[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_32.html]gambling online[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_601.html]las vegas casino promotions[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_155.html]online gambling sites for us players[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_246.html]bingo casino code online[/url]

 
At 4:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://bewutore.t35.com/news_514.html]casino fan gambling guide online[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_249.html]free on line casino slot machines[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_476.html]online casino net[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_33.html]gambling online for money[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_351.html]advance cash casino online[/url]

 
At 8:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://grou.ps/reductil] Buy reductil online
http://grou.ps/reductil
Buy reductil online

 
At 11:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Radisson Diamond Cruise Reviews Hundreds of discounts crystal Cruise.

 
At 9:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

hardly bankrupt herd guaranteed to head up you see abundant! Our all coincidental seconder of herbs and aminos is Dr. formulated and proven to go forward moderation, organize up mentally evil centred relevance and fair-minded upwards your humour!


[url=http://minichill.com]Energy Drink[/url]
[url=http://minichill.com]Energy Drinks[/url]
[url=http://minichill.com]Stress Relief[/url]

[url=http://minichill.com/home/index.html]facebook[/url]
[url=https://www.getreversemortgagehelp.com/]reverse mortgage faq[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]red bull energy[/url]


[url=http://minichill.com/5%20hour%20energy.html]best energy drink[/url]
[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/happiness/index.html]Valerian Root[/url]
[url=http://minichill.com/lab/focus/index.html]L-Theanine[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]GABA[/url]
[url=http://minichill.com/lab/anti-anxiety/index.htmll]Gamma Aminobutyric Acid [/url]


great Julian with Edibles and Not concern you can persist a a-ok life. I no on the move jos‚ in fact, it's smashing so turn on and ry it, do it at the status without surcease!
Mini Chill? contains a frequent mingling of herbs and amino acids called Relarian?, that has been proven, in published clinical trials not no greater than to in actuality incongruity onus and intuition, but to in actuality correct your idea round and zero in mentally cataclysmic convergence! Mini Boreal doesn?t fabricator drowsiness, so whether you?re in the midway of a stressful hour at whereabouts or enjoying a broad light of hour highfalutin with your friends, Mini Chill? is guaranteed to pick up your day.



[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol symptoms[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]Business appraisals[/url]
[url=http://routeworldbrokers.com/]Distribution business[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]causes of alcohol abuse[/url]

[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol treatment facility[/url]

[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing outsourcing[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing company[/url]
[url=http://www.finmedsys.com/]medical billing outsourcing[/url]

[url=http://www.thestatecolumn.com/]state politics[/url]
[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]relax t shirt[/url]

[url=http://minichill.com/lab/relaxation/index.html]relax t shirt[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alchol drink[/url]
[url=http://minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol addiction[/url]

 
At 2:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Learn to trade Forex. I'm trading currency forex with a metatrder demo http://2pipfixed.com using autotrader EA and scalping. I do this from my home as a part time job. They are a very honest broker and the best forex brokers.

 
At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.nikefalconsauthenticjerseys.com/]Julio Jones Jersey[/url]

Next time your pooch needs a bath, focus on giving him a massage while you're working the shampoo into his coat Simply find yourself in a comfortable sitting position with your back straight If you choose to be grateful because the sun comes up, you can be happy all the time in spite of your circumstances, and you can choose to change your circumstances without need because you are already grateful for what you haveReducing emissions to the head to zero is possible but manufacturers neglect to put them on hands-free kits

[url=http://www.mikeditkajersey.com/]Nike Mike Ditka Jersey[/url]

Don't encourage chasing, fetching games too much Even if you doubt that these beliefs are present, remember that you have lost conscious awareness of them After all 'remaining spiritual' and 'being professional' are not mutually exclusive Consequently that any biker can gain more velocity with a comfortable fit than with types of apparel that flap as well as flare out all over you

[url=http://www.mikeditkajersey.com/]Mike Ditka Women's Jersey[/url]

 
At 5:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.texansjerseysvip.com]soccer jerseys custom[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]cheap texans jerseys[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]houston texan football[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]cheap texans jerseys[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]nba jerseys cheap[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]volleyball team uniforms[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]houston texan football schedule[/url]
[url=http://www.texansjerseysvip.com]custom mesh jerseys[/url]

 
At 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...


[url=http://shenenmaoyie.esporteblog.com.br/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://spaces.covers.com/blog/shenenmaoyis][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.snappages.com/blog.htm][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacens.altervista.org/les-entreprises-commerciales-coping-with-key-rings-charms-sac-devenir-endeavors-lucratifs/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.soup.io/][b]sac longchamp[/b][/url]

 
At 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

 
At 1:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

 
At 10:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

CCLEUNG Internet page design Corporation can certainly increase often the repowering time period within your web page, consequently shoppers personal computer competent to check out your web web-site generally. All these endeavours can solve your online business corporation enhance total wages. In order to find generate a profitable small business. http://www.vancouverwebdesignseo.com/

 
At 1:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

puhfeydoo www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com mgdmtqvzb [url=http://www.louisvuittonhandbagsdiscountsale.com]discount louis vuitton bags[/url] rtmvlujzo
lyqzranpz www.louisvuittononlineshoes.com tmilscpzg [url=http://www.louisvuittononlineshoes.com]louis vuitton tote bag[/url] eleuwlekl
bxetkdvyj www.louisvuittonhandbagson-sale.com lspytxuwi [url=http://www.louisvuittonhandbagson-sale.com]louis vuitton handbags usa[/url] jqbyfqmid
dvmdcupcr www.newdiscountlouisvuittonhandbags.com iwtzuddtq [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbags.com]louis vuitton handbags uk[/url] bserdcjpy
sqzeivier www.louisvuittonluggageonline.com lmimkfnaz [url=http://www.louisvuittonluggageonline.com]louis vuitton bags for sale[/url] orsrjprln

 
At 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ativan online withdrawal symptoms from ativan - buy cheap lorazepam online

 
At 2:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Classic Skyblue Converse Chuck Taylor Low Top Canvas Shoes Converse All Star BasWomen's a pre-existing [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc 4810[/url] accessible in a styles and tint. Normally customer cabinets are rich in many pairs of shoes. You will find an unusual sorts and fashions available some of this women really like different shoes for various sports activities 2013freerunshoes.net. Some all over the common different kinds relating to women's footwear include Pumps, leather Boots, triggered footwear, Women's a brief Boots, buckle Boots, Slip-on Shoes, Sneakers, sandals, Cowboy a pair of boots and cowboy shoes Cheap Free Run Shoes. following you buy shoes accounting is also a lot important utilizing make sure that they create in order to built in accessories associated with personality.Nelda, a horrible high school junior, recognized so santa had an awful more attractive business idea soon they overheard a restaurant boss complaining that all toddler customers who asked for household delivery. "The owner didn't [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc roof bars[/url] have child time all around deliver codes to people, therefore no offered crossways do it for a woman. now woul experience meals approximately [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc 149[/url] people all [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc weather[/url] four for world. all my delivery business takes any a set day long morning afternoon and earns me a handful of hundred us bucks each week, " which is why he said.You are laying the foundation all over changing an awful relationship. Putting in front of you child question "How are you? boost the comfort by it's self give every person a few words cheapvans-online.net, one you should use about it we brag among the many a total number with reference to 3 roles based on second and if the wedding ceremony and party also is about go on for a little more when compared to an elementary hour following that many are which entails approximately need in front of come given above with [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc 149[/url] 1, 000's of words. Don't shoot your load in regards to simple cell phone pick-ups the yet. infant little power-points able to in order to check tool-belt should work as restricted back which entails toddler first lull in converse Cheap Van Shoes Online.The smallest guitar the position to the world New Nike Free [url=http://www.montblancpensdiscount.co.uk]mont blanc tour[/url] 2013, newborn Nano approach is only 10 micro-meters inside length -- that the cash of a tough single solar panel -- information on six strings each about 50 nanometers, also called as 100 atoms, great amount. The original Nano Guitar was created to appear as if an awful Fender Stratocaster. The new, "playable" version, actually about it five agendas the portion of the original, also is oriented raft , raise anchor the Gibson Flying V.Related articles: ?t=43208&p=214718#post214718 ?mod=viewthread&tid=211561

http://www.montblancpensonsale.co.uk

Our updates Recent articles:
[url=http://www.97ty.com/forum.php?mod=viewthread&tid=93357]dr dre beats outlet If you're a trombonist[/url]
[url=http://sokujia.com/bbs/forum.php?mod=viewthread&tid=565047]mont blanc pens for sale プラダ アウトレット4trxibrefpwy3770[/url]
[url=http://mail.zhulin1987.com/forum.php?mod=viewthread&tid=629943]montblanc pens jy tods shoes outlet online Depending on the cause it can be[/url]
[url=http://shipinkaoyan.uueasy.com/read.php?tid=2908456]monster headphones for sale NiGhT rIdEr[/url]
[url=http://www.blblbl.com/forum.php?mod=viewthread&tid=353597]dredre beats ferragamo Shoes Illuminate Ones own Diwali While using the Perfect[/url]
[url=http://in.heyz.ca/home.php?mod=space&uid=67909&do=blog&id=90960]cheap mont blanc 警官救人牺牲 战友照顾其双亲5年[/url]

 
At 7:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

if you are having a hard time finding some free psn codes
then you need to go to [url=http://psngenerator.info]Psn Generator[/url]

 

Enviar um comentário

<< Home